O Circuito Motiva

Com a proposta de fomentar o desenvolvimento da cena musical na Bahia e no Brasil, o Circuito Motiva é uma iniciativa da economia criativa que dá suporte em promoção, divulgação e comunicação a artistas independentes e eventos parceiros. Comemorando o terceiro ano de atuação em junho de 2013, o Circuito Motiva propõe uma série de ações promocionais e comerciais integradas, para trazer visibilidade aos artistas e seus produtos, espaços culturais e demais parceiros. O Circuito Motiva integra a Rede Motiva, que apresenta um modelo de gestão cultural através de redes de trabalho colaborativas. Desse modo, artistas e eventos parceiros conseguem difundir e consolidar o seu trabalho, posicionando-se de uma forma competitiva diante de todo o mercado da música.

Ações – As ações do Circuito Motiva são pensando de maneira estratégica, sempre no intuito de promover artistas e projetos e fomentar a interação entre o artista e seu público. Entre as principais ações promocionais estão a sessão de autógrafos, pocket show, master class (workshop), bate-papo com artistas transmitido via web, kits promocionais com ingresso para eventos e produtos e promoção de foto com artistas pós-show. O Circuito agora traz uma nova iniciativa, o canal web multimídia LocoMotiva, que oferece podcasts, “pílulas” de vídeo, transmissão de shows e ações ao vivo pela web.

Além dessas ações, existe o Stand Motiva, que é uma estrutura itinerante de distribuição de CDs, DVDs, camisas e outros produtos de artistas que também funciona com um ponto de encontro para as ações promocionais. O Stand Motiva está presente na maioria dos eventos parceiros e Pontos de Conexão, sendo uma importante vitrine de circulação, divulgação e vendas, pois possibilita que os artistas independentes possam fazer o seu álbum circular.

O trabalho do Circuito Motiva é viabilizado através dos Pontos de Conexão, que são espaços que abrigam eventos e ações promovidas pelo Circuito Motiva, como livrarias, lojas de discos, cafés e restaurantes, teatros, casas de shows, salas de cinema, centros culturais, museus, eventos e festivais. Locais como a Concha Acústica e a Sala do Coro do Teatro Castro Alves, O Teatro Vila Velha, SESI Rio Vermelho, Commons Studio Bar e o Cine Teatro Solar Boa Vista são Pontos de Conexão do Circuito. O projeto possui agentes fixos em Salvador, Juazeiro, Cachoeira, Ilhéus, Mata de São João e Vitória da Conquista, podendo ir para outras cidades.

Números – Na ativa desde 2010, o Circuito Motiva tem contribuído para o aumento de visibilidade de eventos e artistas. Nos últimos dois anos, foram mais de 200 parceiros (artistas e produtores) participando no sistema de distribuição e uma média de 300 ações em diversas cidades da Bahia e também fora do estado – a exemplo das edições do Intercenas Musicais em Florianópolis (SC) e São Paulo, o projeto Conexão BH em Belo Horizonte (MG) e a participação da banda Pirigulino Babilake por São Paulo, Curitiba e Florianópolis.

Anúncios