1ª Etapa – Salvador e Santo Amaro

CONVIDADOS DA 1ª ETAPA – SALVADOR

ROMILSON AUGUSTO DOS SANTOS

Romilson

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Metodologia da Educação Física Infantil pela Universidade Católica do Salvador; Especialista em Marketing pela UNIFACS, Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Licenciado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal da Bahia. É Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte da Bahia. Coordena o Programa de Extensão Universitária intitulado “Mosaico:trocas de saberes e tecnologias sociais em educação, comunicação, cultura, esporte e lazer”- PROEXT/UFBA e o Projeto Lazer Cidadão:uma ação comunitária. Tem experiência de ensino em Recreação ; Etnolazer e cultura e Currículo, Esporte, Teoria Geral da Educação Física, Esporte e Lazer e Natação. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Políticas Públicas em Esporte e Lazer e Currículo e Formação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura juvenil, lazer, Educação física, Turismo, Políticas públicas, Gestão e marketing esportivo.

NAJARA | N.BLACK

Najara Black

Conhecida pelo público como grande incentivadora da raça negra no mercado atual, criou uma grife chamada N Black onde seu público alvo são negros , de bem com sua auto- estima, jovens, inteligentes e cheios de muito estilo e atitude.
A grife vem se firmando no mercado e já fazem quatros anos de muita luta e algum sucesso. Atualmente além de trabalhar com a grife, tem fabricado fardamentos para ações e eventos ,figurinos de bandas e atua como parceira e incentivadora de alguns projetos culturais. No período do carnaval trabalhou com a estilista Valéria Kaveski na produção dos figurinos de Carlinhos Brown, Netinho e Amanda Santiago, adquirindo assim mais conhecimento e contatos importantes.

DJ BRANCO

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Hamilton Oliveira, o Dj Branco, é produtor e apresentador do programa Evolução HipHop na Rádio Educadora FM 107.5, Conselheiro do Conselho de Cultura do Estado de Bahia, membro do Setorial de Música do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), diretor da CMA HIPHOP – Comunicação, Militância e Atitude HipHop, foi integrante do Colegiado Setorial de Música da Bahia – Funceb/Secult-BA, foi Conselheiro e Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado da Bahia – CDCN, é colaborador do Portal e Revista Rap Nacional.
É Comunicador Social, Arte-educador, Mobilizador Social, Produtor Cultural e Dj.

RODRIGO BROWNE

 Rodrigo BrowneJornalista e produtor cultural. Trabalhou como crítico musical durante 10 anos no jornal Gazeta do Povo (PR). Há 20 anos produz e apresenta o programa Samba de Bamba na rádio Educativa FM, de Curitiba. Professor de História da Música Brasileira no Solar do Rosário (PR) em 2015. Desenvolve um projeto de rádio para estudantes do ensino fundamental conhecerem um pouco mais sobre música brasileira. Há quatro anos é curador e produtor do projeto Samba de Bamba na Caixa Cultural – em Curitiba, Brasília e Recife – e traz como artistas convidados a nova geração do samba. Produziu durante sete anos o projeto Música nos Museus da secretária de Estado da Cultura do Paraná.

EDIVALDO BOLABI

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Artista, Gestor e Articulador Cultural que desenvolve ações tanto no âmbito governamental e não governamentais. Com uma trajetória desenvolvida a partir do universo popular da cultura baiana do candomblé, capoeira, samba de roda e blocos afros.
Criador do grupo de Samba de Roda Sembagota que mesclava samba de roda e ritmos do candomblé na sua musicalidade, sendo o objeto de pesquisa de mestrado da etnomusicóloga alemã Khatarina Doring – ‘O samba de Roda do Grupo Sembagota: Tradição e Contemporaneidade’ – UFBA 2002.
Na trajetória acumulou conhecimentos e funções diversas na atuação de cargos, destacando os trabalhos desenvolvidos na Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia – Asseba, Fundação Gregório de Matos e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria de Desenvolvimento Social – BA .

JULIANA RIBEIRO

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A cantora Juliana Ribeiro é natural de Salvador. Desde o início da carreira, em 2001, ela une pesquisa à criação artística.
A artista, que também é historiadora, foi aluna especial da Faculdade de Canto Popular da UNICAMP e tem formação técnica em canto lírico pela UFBA. Em reconhecimento à grande extensão vocal e a timbragem marcante, Juliana foi indicada ao Troféu Caymmi 2007, na categoria Cantora Revelação.
Recentemente adquiriu o título de Mestre pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da UFBA, com a Dissertação ‘Quando canta o Brasil:uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950’, em que trata da história e construção do samba como um símbolo nacional moderno.
No seu trabalho, traz no repertório as variações rítmicas do samba, como Lundu, o Batuque, Jongos, Sembas Angolanos, Maxixe, Samba-de-Umbigada, entre outros gêneros.

LAZZO MATUMBI

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Lazzo Matumbi é cantor e compositor de Salvador – BA. Iniciou sua carreira em 1978 como atração do Ilê Aiyê e permaneceu no bloco até 1981. Tem como referências Ray Charles, Marvin Gaie, Jymi Cliff e o reagge de Bob Marley. A música de Lazzo Matumbi tem a cadência do samba, o molejo do soul, a pulsação do coração do jazz, o batuque dos tambores africanos, a mandinga da capoeira, a pegada do maracatu, ijexá, aguerê, alujá e tantas outras células ritmicas da nação iorubaiana.
Adepto a inovações e não temendo os desafios, cria em 2001 o bloco Rastafari, com uma proposta totalmente inusitada e pensando o coletivo de forma democrática, Lazzo coloca no circuito oficial do carnaval de Salvador, sem cordas.
Lazzo tem 08 discos gravados ao longo de sua carreira e seu mais recente trabalho é o show “Voltando às Origens” com obras do compositor Ederaldo Gentil.

CONVIDADOS DA 1ª ETAPA – SANTO AMARO

DONA CADÚ

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cadú nasceu no dia 14 de abril de 1920, viúva, mãe de dois filhos, três netos e um bisneto. Mulher de fibra, artesão das panelas de barro de Coqueiros, sambadeira emblema cultural popular de Maragojipe. Seu versar nos remete à ladainha das lavouras e trabalhos dos negros nas senzalas que ergueram o Brasil.
Com 95 anos de idade ainda é artesã, sambadeira e dar oficinas de cerâmica.

GILBERTO MONTE

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstudou Física e formou-se em Composição e Regência pela UFBA. Fundador da IN-VENTO, investe no design de estratégias e conteúdos a partir do trabalho colaborativo entre profissionais das mais diversas áreas de criação. Atua no âmbito da Economia Criativa e do Empreendedorismo Sociocultural no desenvolvimento de soluções que visem gerar impacto social positivo. Coordenou por quatro anos a área de arte e tecnologia do Instituto Eletrocooperativa e, de 2007 a 2011, foi responsável pela Diretoria de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB/ SECULT – BA). Como consultor e curador atuou junto a Avina, IPHAN, Petrobrás, Ministério da Cultura, Mercado Cultural Bahia, Porto Musical, Feira Música Brasil, BM&A/ Apex, Conexão Vivo, Unesco, Expo Shanghai, entre outras instituições.

JARBAS JÁCOME

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Músico potiparapernambaiano, mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, pesquisando computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia 2009 e o Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética 2007. Desde 2003 desenvolve o software livre ViMus que utiliza em instalações interativas e apresentações audiovisuais tendo exibido em eventos nacionais e internacionais como FILE, Emoção Art.ficial, Arte.Mov, Festival Contato (São Carlos), Festival Continuum (Recife), FAD (Belo Horizonte), Festival Internacional de La Imagen (Manizales, Colômbia) e Extraordinary Sculptures (Taipei, Taiwan). Desde 2011, é professor assistente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, em Cachoeira, Bahia. Foi guitarrista da banda Negroove e do coletivo re:combo.

Anúncios