Nestas últimas quinta e sexta-feira, 28 e 29 de abril, o Circuito Motiva Vitrine BA promoveu encontros voltados para agentes do mercado cultural na área de música e do audiovisual. A ideia foi capacitar artistas e produtores para vender seus produtos dentro da lógica do mercado, em especial nas rodadas de negócios, que hoje fazem parte da programação de qualquer feira de artes no Brasil e no mundo.
Na quinta-feira, músicos e profissionais da música compareceram ao Solar Boa Vista para um bate-papo bastante esclarecedor sobre como preparar sua banda para vender a possíveis contratantes. Facilitado por Eric Taller e Geysa Castro, sócios da GingaP, o encontro buscou esclarecer quais as ações devem ser priorizadas pelas equipes das bandas e artistas para que o seu material esteja preparado para venda. Eric e Geysa deram seus depoimentos com base na experiência que têm em feiras de música de vários países, e deram dicas sobre o modus operandi dessas ações.
A plateia contou com músicos, cantores, técnicos de som e produtores, que trocaram ideias sobre o mercado de música independente da Bahia. Um interessante debate sobre formas de atuação na música baiana se deu entre os presentes, e o encontro serviu como preparatório para a feira de negócios que acontecerá em Salvador, nos dias 03 e 04 de junho, pelo projeto Circuito Motiva Vitrine BA.
Já na sexta-feira, Daniela Fernandes e Gabriel Pires conversaram com a plateia sobre como funciona o pitching no mercado do audiovisual, e de que forma os produtores e roteiristas precisam organizar a apresentação do produto para venda. Daniela e Gabriel estão à frente da produção do NordesteLAB, evento que trará para Salvador em maio uma rodada de negócios com diversos players que buscam conteúdo nacional. A roteirista Amanda Aouad também esteve presente representando o grupo Estação do Drama, vinculado à UFBA, que discute a produção seriada para televisão no âmbito da pesquisa, bem como promove cursos de capacitação na área.